segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kelpie australiano


O kelpie australiano, também chamado de cão d'água australiano, é uma raça de cão que descende provavelmente de cruzamentos entre o Border Collie e o Dingo. Esta raça foi desenvolvida na Austrália, e é conhecida desde 1870.

Temperamento
É uma raça facilmente adestrável, inteligente e equilibrada. Gosta de trabalhar e agradar ao dono. É adequada para crianças, por ser paciente e resistente. É cheio de energia. Um Kelpie muitas vezes trabalha 60
quilômetros e em condições extremas de clima.

Utilidade
Inserida no grupo de cães de utilidade, esta raça é usada para pastoreio. Por ser um animal habituado a espaços abertos e ter grande necessidade de atividades físicas, não deve ser mantido confinado em apartamentos ou áreas restritas. Apesar de sua pelagem curta, não precisa dormir dentro de casa, bastando um abrigo no quintal.

História
É considerado ter descendido de
Dingos. Uma possível versão para esta crença é que em áreas que era ilegal ter Dingos como animais de estimação, alguns donos de Dingos os registravam como Kelpies ou cruzamento de Kelpies. Outra versão é que os Kelpies são imunes aos carrapatos australianos, imunidade similar aos Dingos. Porém, muitos acham que a raça é uma cruza entre pastores escocêses e Smooth Collie no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário