sábado, 24 de abril de 2010

Hovawart







Hovawart é raça de cães alemã. É a raça relativamente nova cujo o nome veio do período da idade média. O nome desta raça vem de "cão de guarda da nobreza" ("Hofewart").

História
A primeira menção dos cães chamados Hovawart é dos códigos penais alemães - Sachsenspiegel e Schwabenspiegel (1274), que são da idade média. Há algumas menções sobre algum Hofewart ou Hofwart que era um cão protetor da nobreza. O Hovawart atual descende provavelmente de algum cão pastor da alemanha no período da idade média que era descrito como Hovawarth e também na lei do código de Bojan descrito como Hofewart, Hofwart ou Hofward. O olhar aproximado do Hovawart medieval seria algo como aquele: é o cão de estatura média (60-65cm) com pêlo cerrado longo, com cauda inclinada e as orelhas pendentes pequenas. Sua cor é aproximadamente parda, preta e bronze ou mosqueado. Foi usado guarda propriedades e também para guarda de rebanhos.
Depois que certos séculos lá começaram os esforços para produzir a recontruição do Hovawart, através dos criadores Bertram König, seu filho Kurt F.König, Alwin Busch, J.A.Becker e Theo Gräb. O primeiro Hovawart foi criado em 1922, quando Kurt F.König o registrou no Registro de Raças Alemã. Não é possível dizer ao certo quem foi o criador da raça Hovawart, mas estes homens mencionados tiveram um grande mérito nisso.

Temperamento Hovawart é um cão com caráter calmo. É um excelente protetor. Hovawart é auto-confiante, vívido. Não é agressivo; mas está pronto para defender seu dono e sua família e propriedade. Fazem excelentes cães de família pois são devotados totalmente a sua família. Hovawarts são carinhosos e amam crianças.
O Hovawart é extraordinariamente bom em atividades como busca-e-traz, rastreamento e atividades de trabalho. As fêmeas mais leves frequentemente amam o agility. O dono do Hovawart precisa ter alguma experiência em treinamento ou com outros cães. Não é um cão para o dono de primeira viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário